António Gaspar > Espreguice-se pela sua Saúde!
espreguiçar

Espreguice-se pela sua Saúde!

Quantas vezes ao longo do dia de trabalho, em frente ao computador teve vontade de se espreguiçar e se espreguiçou? Sabe porque o fez?! Fê-lo pela sua saúde!

Sabe-se atualmente que um profissional que trabalhe maioritariamente ao computador, ao fim de um ano, tem fortes probabilidades de apresentar queixas ao nível da cervical e ombros. Tal acontece pois, os avanços massivos da tecnologia aliado ao número excessivo de horas da sua utilização, obrigam a maior permanência em posturas estáticas, mas a movimentos repetidos dos membros superiores. Quando esta dinâmica não é equilibrada, surge o desconforto e as lesões músculo-esqueléticas.

Frequentemente assumimos a posição de sentado com forte predomínio de flexão anterior do tronco e anteriorização da cabeça e dos ombros que leva inclusive à diminuição da capacidade de expansão da caixa torácica provocando, consequentes alterações ao nível da oxigenação corporal.

Posteriormente, em casa incorremos no mesmo tipo de descuidos. Quem nunca se deitou relaxado, com um tablet nas mãos, a consultar um site de notícias ou simplesmente a jogar?

Se a todos estes eventos do quotidiano, potencialmente lesivos, se se associar o stress resultante dos níveis de exigência laboral e familiar, surgirá, inevitavelmente, mais tensão muscular potenciando a lesão. Deste modo, o stress deverá deixar de ser visto como um fenómeno natural pois já se tornou, invariavelmente num problema de saúde pública.

Com base nisto, espreguiçar surge assim como um ritual com potencial benéfico para a sua saúde física e mental.

Visto que espreguiçar é a forma mais básica e inconsciente de realizar alongamentos, a vontade do nosso corpo deverá ser respeitada. Ao espreguiçar reduzirá a tensão muscular e melhorará a oxigenação corporal, pelo movimento e pela respiração mais profunda e longa que se lhe associa.

Esqueça o politicamente correto. Se tiver vontade, espreguice-se. O seu corpo agradece e a sua saúde também.