Podologia
A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos membros inferiores, nomeadamente os pés e as suas repercussões no organismo humano.

O pé é uma unidade anátomo-funcional complexa, integrada no aparelho locomotor, dotado de musculatura intrínseca e extrínseca, o que do ponto de vista da biomecânica se traduz numa infinidade de possibilidades de participação em vários movimentos, como conjunto músculo-esquelético integrado no membro inferior. Apresenta-se como uma estrutura elástica, podendo adaptar-se a várias irregularidades de terreno e transmitir ao solo os impulsos e o peso do corpo nas melhores condições mecânicas em várias circunstâncias.
Assim é de extrema importância a determinação da pressão plantar, como forma de compreender a sobrecarga mecânica no aparelho locomotor humano num determinado movimento.
A avaliação biomecânica, recorrendo a plataformas de pressões, é um excelente aliado para a compreensão e caracterização do apoio plantar estático e dinâmico, quantificando zonas de excesso ou ausência de apoio plantar.
Podologia Desportiva
A prática de atividade física/desportiva, está na origem de várias patologias nos pés, podendo ser provocadas pelo apoio e gestos desportivos específicos que provocam elevadas solicitações biomecânicas.
O tipo de calçado e pavimento utilizados bem como as irregularidades presentes, a prática exposta a diferentes temperaturas, entre outros fatores podem estar na origem das mais variadas lesões.
Um número significativo das lesões desportivas estão diretamente relacionadas com a morfologia e funcionamento das extremidades inferiores e com as características mecânicas de cada indivíduo, que condicionam o seu desempenho desportivo.
Podologia Pediátrica
O crescimento e desenvolvimento dos membros inferiores da criança têm uma extrema importância na prevenção de patologias aquando adultos. Assim é essencial realizar acompanhamento regular desta faixa etária como forma de correção de alterações da marcha e tipo de pé.
Ortóteses Plantares Personalizadas
Com base na avaliação física exaustiva e após avaliação podobarométrica, poderá haver a necessidade de realização de ortóteses (palmilhas) personalizadas, que têm como principais objetivos:
– Prevenção de lesões;
– Alinhamento das estruturas e distribuição correta das pressões plantares;
– Compensar alterações mecânicas associadas a pronação excessiva e supinação e assimetria plantar;
– Melhor absorção do impacto com o solo;
– Influência no aumento do rendimento desportivo;
– Diminuir o risco de patologias de sobrecarga;
– Compensar as heterometrias dos membros inferiores.
Quiropodologia
Tratamento direcionado a patologias dérmicas e ungueais como são o caso de:
– Micoses ungueais e dérmicas
– Onicocriptose (unha encravada)
– Verrugas plantares