António Gaspar > Lista de compras em tempos de quarentena
lista de compras

Lista de compras em tempos de quarentena

As idas ao supermercado devem ser, regra geral, metódicas e rápidas. Assim gastamos menos tempo e só trazemos para casa o que realmente necessitamos. Com uma lista de compras e uma despensa bem organizada, conseguimos maximizar todos os alimentos e evitar o desperdício.  

O que incluir na lista de compras?

A lista de compras deverá ser baseada de acordo com as necessidades, gostos e tolerâncias de cada pessoa. No entanto, de uma forma geral poderá optar por incluir:  

Cereais integrais, pseudo-cereais e tubérculos

Arroz, massa, quinoa, trigo sarraceno, batata normal e doce, pão escuro, flocos de aveia e milho, farinhas não refinadas.  

lista de compras

Frutas e hortícolas

Pode optar por frescas e congeladas. Se optar pelos frescos, prefira os hortícolas com maior durabilidade como a cenoura, cebola, courgette, abóbora, brócolos, couveflor, feijão verde, e as frutas como a maçã, pêra, laranja e tangerina.

Outros como a papaia, kiwi, banana, tomate e outros vegetais de folha verde escura podem e devem ser incluídos pela sua composição em vitamina C, cálcio, fibra e triptofanos, nutrientes essenciais para reforçar o sistema imunitário e melhorar o nosso humor.

Proteína animal e vegetal 

Carne fresca e congelada, pescado fresco e congelado, ovos, soja, tofu, tempeh.

Leguminosas

Lentilhas, grão, feijão são alimentos super versáteis e uma excelente opção para incluir nos seus pratos, podendo ser uma alternativa à carne e peixe.

lista de compras

Frutos oleoginosos

Nozes, amêndoas, avelãs, castanhas do Brasil (com moderação).

Leite e derivados ou substitutos vegetais

Outros produtos como especiarias, infusões, cafés, etc…

Água  

Na hora de arrumar os alimentos, aqueles com prazo de validade superior devem ficar atrás, e os que estão mais próximos da data limite de consumo, devem ficar mais à frente (First in, first out). Caso coloque os alimentos no congelador deve sempre etiquetar com a data em que foi colocado.  

Se não conseguiu fugir à compra das bolachas do seu filho ou o chocolate do seu companheiro (a), não se preocupe! Coloque esses alimentos fora do seu alcance visual, preferencialmente na prateleira mais superior da despensa.  

Texto da autoria da Nutricionista Susana Barros.