António Gaspar > Lesões no Padel

Lesões no Padel

O Padel é um desporto que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos. É um jogo de raquetes, jogado a pares, caraterizado por arranques e mudanças rápidas de direção, onde intervêm grupos musculares em intensidades moderadas a submáximas. Os gestos são repetitivos e unilaterais, o que origina assimetrias e desequilíbrios musculares propícios ao desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas. Encontra-se descrita uma taxa de 2.75 lesões por 1000 horas de treinos de padel.

A maior parte das lesões ocorre por não contacto. Nos membros superiores as lesões na região do cotovelo (epicondilites) são descritas como as mais comuns. As entorses são as lesões mais comuns nos membros inferiores, e as lombalgias na região do tronco. 

A epicondilite consiste na inflamação do tendão dos músculos extensores do punho, por microtraumas ou excesso de solicitação destes músculos. Caraterizada por uma dor localizada na região externa do cotovelo, está presente em atividades que envolvam um simples pegar em objetos ou qualquer gesto que envolva uma pega forte.

A elevada incidência de lesões no cotovelo deve-se ao stress imposto na articulação durante o movimento de desaceleração para travar o movimento após bater a bola. Dedicar tempo ao treino do gesto técnico juntamente com um programa de fortalecimento muscular adequado contribui para a redução deste tipo de lesões, tal como a escolha de uma raquete adequada. O tamanho e aderência da pega diminui o esforço necessário para segurar a raquete, reduzindo a tensão nos músculos do antebraço e mão.

Lesões ao nível dos membros inferiores devem-se a mudanças rápidas de direção, acelerações e desacelerações de alta intensidade e saltos em pisos instáveis. A entorse é a lesão mais comum ao nível dos membros inferiores. Consiste na distensão ou, em casos mais graves, rutura dos ligamentos do tornozelo (mais comum no compartimento externo). O mecanismo de lesão mais frequente consiste na inversão do pé (virar o pé para dentro), que durante o padel ocorre maioritariamente durante aterragens ou por contacto direto com outros jogadores.

Nas entorses o treino de propriocepção e estabilidade é fundamental para prevenir recidivas e instabilidade crónica associada a este tipo de lesão, tal como a seleção de um calçado adequado.   

A lombalgia é também uma lesão comum no padel, associada a movimentos bruscos do tronco e em grande amplitude. O exercício terapêutico é o tratamento de primeira linha neste tipo de disfunções, com foco na estabilidade da core e alongamentos.

Em suma, a escolha do equipamento adequado juntamente com um plano de aquecimento, fortalecimento e mobilidade integrado nas rotinas de treino são eficazes na prevenção de lesões nesta modalidade.

Fale connosco para esclarecimentos adicionais e uma avaliação da sua situação.

Bernardino, A., Gallego , R., & et al. (2021). Ball Impact Position in Recreational Male Padel Players: Implications for Training and Injury Management. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18, 435.

Fernandez , G., Perez , G., & et al. . (2018). Epidemiology of injuries in professional and amateur spanish paddle players. Rev.int.med.cienc.act.fís.deporte.

Lozano , R., & Holgado , M. (2015). A comparison musculoskeletal injuries among junior and senior paddle-tennis players. Science & Sports, 268-274.

Zaina, F., & Negrini, S. (2020). Low Back Pain in 2020: new frontiers and old limits of our understanding. An overview of the state of the art from a rehabilitation perspective. European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine, V. 56, 212-218.