António Gaspar > Canadianas – como utilizar este auxiliar de marcha
canadiana

Canadianas – como utilizar este auxiliar de marcha

Sofreu um traumatismo ou foi submetido a uma cirurgia recentemente? Pode estar a necessitar de utilizar auxiliares de marcha. Naturalmente, muitas dúvidas se levantam na altura em que precisamos de recorrer a canadianas, por exemplo, e é frequente cometermos alguns erros.

O que são canadianas?

Canadianas são auxiliares de marcha, com pega de mão e apoio no antebraço. E, para assegurar que a canadiana está bem ajustada, temos que nos guiar por dois elementos.

O apoio de antebraço deve encontrar-se imediatamente abaixo do cotovelo e a pega deve localizar-se ao nível do grande trocânter, osso facilmente palpável do lado de fora da sua “anca”.

A regulação da altura da canadiana, para se considerar estes pontos, é feita adaptando o nível dos pins que encontra no final da mesma.  

Em que circunstâncias utilizar?

A utilização das canadianas varia consoante o momento de reabilitação que cada pessoa se encontra e deve ser orientada pelo seu Fisioterapeuta e/ou Médico. No entanto, deixamos algumas orientações genéricas quanto ao uso destes auxiliares:

Caminhar com duas canadianas

A utilização de duas canadianas é imperativa, quando pode existir indicação para não fazer carga no membro afetado. Desta forma avançamos os dois auxiliares de marcha em simultâneo e, de seguida, o membro são. E assim sucessivamente. Desta forma, o membro afetado fica permanentemente suspenso.

Sendo permitida alguma carga no membro afetado, utilizando ainda os dois auxiliares de marcha, a locomoção é feita avançando simultaneamente as duas canadianas com o membro afetado, seguindo o membro são.

Caminhar com uma canadiana

A fase em que se larga uma das canadianas, por ser permitido colocar ainda mais carga sobre o membro afetado, é sempre a que lança mais questões. 

Naturalmente, quando não temos uma lesão, fazemos dissociação dos braços com a pernas. Isto é, quando avançamos o membro inferior esquerdo é o braço direito que se adianta, como um soldado. Imagine-o e não se esqueça mais!

Desta forma, colocamos a canadiana do lado oposto ao membro afetado, para retirarmos parcialmente carga deste. O auxiliar de marcha e o membro afetado avançam em simultâneo. Quando avançar o membro são, a carga estará distribuída entre o membro afetado e a canadiana que se encontra do lado oposto.

Subida e descida de escadas

A subida e descida de escadas também podem criar algumas questões. Seja com as duas ou apenas uma canadiana, quando estamos a subir as escadas, a perna que vai subir em primeiro lugar é a sã juntamente com a canadiana.

quando estamos a descer as escadas o membro lesionado/intervencionado desce primeiramente, em conjunto com a(s) canadianas(s).

Existem ainda outras formas de utilização deste tipo de auxiliares de marcha para todo um leque de situações específicas, assim como toda uma vasta gama de produtos que o podem ajudar na sua locomoção. 

Ainda tem dúvidas quanto à utilização de canadianas? Não hesite em fazer uma Videochamada com um dos nossos Fisioterapeutas para melhor o podermos esclarecer.

Texto da autoria do Fisioterapeuta Miguel Estevão.