O seu carrinho está vazio!
Cuidados com a pele no Verão
O Verão, as idas à praia e as tardes na esplanada chegaram e por isso os cuidados com a pele do rosto e corpo devem ser redobrados.
A luz do sol é essencial para a saúde física e mental, por meio dos raios UVB o organismo sintetiza a vitamina D e, com ela, melhora a absorção e fixação do cálcio, fortalecendo e melhorando a estrutura física do corpo, reduz os níveis de stress e depressão. A exposição ao Sol ainda está associada a síntese de hormonas do bem-estar e à melhoria do sono.
Apesar do bem que a exposição ao sol pode trazer para a nossa saúde, há cuidados a ter, mesmo em dias de chuva ou sob sombra, mas que devem ser redobrados no Verão. A proteção solar é forma de prevenir queimaduras, insolação, envelhecimento precoce da pele e de reduzir o risco de ter cancro da pele.
Fonte: https://semprebem.paguemenos.com.br/posts/saude/entenda-a-diferenca-entre-raios-uva-e-uvb
Como escolher um protetor solar?
Procure sempre produtos eficazes face à radiação UVA e UVB. A radiação UVA é responsável pelo envelhecimento precoce, pois penetra profundamente na pele, o que pode causar manchas de pigmento escuro, já a radiação UVB é responsável pelas queimaduras e o aumento da produção de melanina. Ambos prejudicam a pele!
Qual o significado do FPS e que nível devo escolher?
O Fator de Proteção Solar (FPS) que consta nos rótulos dos protetores solares indica a quantidade de tempo que aquele produto protege a sua pele por isso, quanto maior o valor, mais tempo a sua pele está protegida. Assim, um creme com FPS10, multiplica por 10 a quantidade de tempo que pode estar ao sol sem se queimar. Se tem uma pele muito clara, Fototipo I, com muitas sardas e que se queima em 10 minutos, aplicando um FPS 10 poderá ter um tempo de 100 minutos sem se queimar, aproximadamente e dependendo da sua localização e estação do ano.
O FPS também reflete a percentagem de raios solares bloqueados. Quanto maior o fator de proteção, mais raios são bloqueados de serem absorvidos pela pele. Assim, se tem uma pele sensível ou madura, deve optar por um FPS superior.
De quanto em quanto tempo devo reaplicar o protetor solar?
Deve contabilizar o tempo protegido após a aplicação do creme considerando o FPS e os cálculos exemplificados anteriormente. Adicionalmente, deve considerar a quantidade de creme aplicada, a transpiração e as idas à água, que podem afetar o tempo de proteção pelo que o recomendado é reaplicar a cada 2 horas ou após o contacto com a água e transpiração excessiva.
Skincare e Verão
O skincare deve-se manter o mesmo, com especial atenção a hidratação, já que no Verão tendemos a perder água o que pode levar pele áspera e ressequida facilitando a aparência de rugas e linhas de expressão. Mantenha uma alimentação saudável e aumente a ingestão de líquidos, afinal, uma boa hidratação começa de dentro para fora!