António Gaspar > Abordagem multidisciplinar à Dor no Pé

Abordagem multidisciplinar à Dor no Pé

O controlo da posição do pé é da responsabilidade não só do sistema articular e muscular, mas também dos recetores sensoriais e motores que se encontram na planta do pé. O desequilíbrio destes sistemas, devido às inúmeras exigências que enfrentamos no nosso dia-a-dia (longos períodos na posição de pé, calçado inadequado) podem diminuir o controlo postural do pé.

As alterações no apoio plantar resultam em desequilíbrios na distribuição da carga no pé, o que aumenta o risco de lesões, nomeadamente metatarsalgias, hallux valgus (mais conhecidos por “joanetes”), dor no Tendão de Aquiles, fascites plantares e entorses.

Nestas condições, a força muscular e estabilidade do pé estão alteradas e podem modificar o alinhamento de outras articulações, aumentando o risco de lesões no joelho, anca e coluna lombar.

Além da abordagem da Fisioterapia, facilmente entenderíamos a importância da Podologia na resolução de problemas como Dor no Pé com a colocação de palmilhas corretivas. No entanto, a abordagem pode ser de encaminhamento, depois da observação pelo Podologista, para outras áreas como a Reeducação Postural Global. 

Em que consiste a Reeducação Postural Global?  

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método que combina terapia manual e exercício terapêutico, onde o paciente mantém uma ou mais posturas, de forma a manter em alongamento uma determinada cadeia miofascial. Tem por princípio identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural, onde são realizados pequenos ajustes durante posturas na posição de pé, sentada ou deitada. Pode variar, mas tradicionalmente, em cada sessão são realizadas duas posturas de vinte minutos e, para finalizar, é realizada a reintegração dos resultados alcançados em contexto de treino funcional.

Nas imagens pode constatar como uma paciente beneficiou das oito sessões de RPG tendo melhorado o apoio e distribuição da carga nos dois pés, de forma mais notória no pé direito, reduzindo a altura do arco plantar. Os ganhos com a RPG permitiram reduzir a sensação de rigidez nos Tendões de Aquiles, que limitavam a sua performance na corrida.

Os tratamentos de RPG são individuais e personalizados, com uma frequência de 1-2 vezes por semana e duração de uma hora. Para estabelecer um plano de intervenção, deve ser sempre realizada uma avaliação inicial com os nossos Fisioterapeutas especialistas no método.

Referências Bibliográficas: 

Çinar-Medeni, Ö., Atalay Guzel, N., & Basar, S. (2016). Mild hallux valgus angle affects single-limb postural stability in asymptomatic subjects. Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, 29(1), 117–121. 

Estepa-Gallego, A., Ibañez-Vera, A. J., Estudillo-Martínez, M. D., Castellote-Caballero, Y., Bergamin, M., Gobbo, S., … Cruz-Díaz, D. (2022). Effects of global postural reeducation on postural control, dynamic balance, and ankle range of motion in patients with hallux abducto valgus. A randomized controlled trial. Journal of Orthopaedic Research, 40(6), 1436–1445. 

Koller, U., Willegger, M., Windhager, R., Wanivenhaus, A., Trnka, H. J., & Schuh, R. (2014). Plantar pressure characteristics in hallux valgus feet. Journal of Orthopaedic Research, 32(12), 1688–1693. 

Lomas-Vega, R., Garrido-Jaut, M. V., Rus, A., & Del-Pino-Casado, R. (2017). Effectiveness of Global Postural Re-education for Treatment of Spinal Disorders. American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation, 96(2), 124–130. 

Souchard, P. (2016). Deformaciones morfologicas de la columna vertebral: tratamiento fisioterapeutico en reeducación postural global rpg (Elsevier E). 

Viseux, F. J. F. (2020). The sensory role of the sole of the foot: Review and update on clinical perspectives. Neurophysiologie Clinique, 50(1), 55–68.