António Gaspar > Multidisciplinaridade no desporto

Multidisciplinaridade no desporto

Em 2019, Portimão é a cidade em destaque na área do desporto, não só em Portugal, mas também na Europa. Foi, por isso, com enorme prazer que participei no Ciclo de Conferências dedicadas ao desporto, a convite da Câmara Municipal de Portimão.
Acredito que é da mais alta responsabilidade vincular a área do desporto à ciência e à saúde, em particular. Nesse sentido, abordei o tema “Multidisciplinaridade no Desporto” na minha palestra. 

Multidisciplinaridade no desporto

Abordei a importância de nos focarmos no atleta, com intuito de obter a melhor performance possível. Para isso, é necessário reunir vários profissionais como:

  • fisioterapeutas,
  • médicos,
  • enfermeiros, 
  • fisiologistas do exercício, 
  • nutricionistas,
  • diretores técnicos. 

Aplicação no desporto

São as várias valências de cada profissional que permitem preparar o atleta para que este tenha o melhor desempenho em contexto de treino e de competição. É necessária uma visão comum e consolidada, uma grande ligação de respeito e clara comunicação. Assim, é possível trabalhar com o atleta em diversas fases de preparação, desde planos de exercícios, supervisão e assistência bem como programas preventivos. 

Trabalho de equipa

Os meus 30 anos de carreira têm-me feito avaliar a complexidade destas equipas multidisciplinares no desporto, como manter a nossa individualidade na equipa e como é essencial focarmo-nos no atleta. 

O futuro é risonho, mas é extremamente importante que as equipas técnicas se tornem cada vez mais especializadas nas suas áreas de intervenção. É necessário determinar melhores critérios de progressão dentro de um contexto de recuperação e fazer um uso mais  democrático e melhor das tecnologias actuais. Tudo isto permite-nos ter avaliações e intervenções mais completas e complexas.

Além disso, é vital que cada profissional encontre critérios de objetividade na sua intervenção, para que todas as reuniões de equipa técnica sejam mais eficazes.