O seu carrinho está vazio!
Cuidados com os pés
Os nossos pés são o nosso principal meio de transporte, pois carregam-nos numa jornada de 128.000 kms ao longo de toda a nossa vida. São quase 3 voltas ao mundo, em que os cuidados com os pés não devem ser descurados.
Por exemplo, o uso de calçado inadequado poderá condicionar algumas patologias, tanto mecânicas como dérmicas. No entanto, não é só o caminhar e o calçado que utilizamos que pode afetar a saúde dos nossos pés.
O facto de atualmente estarmos mais tempo em casa (muitas vezes sem calçado) também nos predispõe e potencia lesões pré-existentes, como é o caso de:
- Traumatismos ungueais (zona onde a unha e a pele se encontram) por queda de objetos;
- Fasceítes plantares, esporão do calcâneo, lesões do tendão de Aquiles, alterações de equilíbrio;
- Micoses ungueais e dérmicas;
- Aumento da sudorese nos pés (hiperhidrose).
Mesmo na ausência destas condições há cuidados com os pés que devemos ter diariamente como a:
- devida secagem do pé, incluindo os espaços entre os dedos, após a higienização;
- inspeção dos pés, de forma a detetar alterações da pele e unhas;
- aplicação de creme hidratante apropriado a cada situação;
- forma reta de cortar as unhas e não remoção das “cutículas”, pois estas têm como função a proteção e barreira contra infecções.
Os hábitos que levamos regularmente têm implicações no nosso bem-estar pelo que, de forma a minimizar o impacto do dia-a-dia na nossa saúde, inclusive dos pés, devemos:
- Manter atividade física, monitorizada e com calçado adequado;
- Controlar a alimentação/peso, que tem influência extrema na sobrecarga dos nossos pés;
- Dar preferência a calçado confortável, amortecedor e com atacadores, para absorver o impacto das nossas tarefas diárias e ajustar-se ao longo do dia ao edema que poderá surgir decorrente de alterações já existentes ou por diminuição da atividade;
- Utilização de meias de fibras naturais, de forma a reduzir a transpiração e evitar bolhas queimaduras ou feridas, tendo em atenção às costuras para não criar pontos de pressão;
- Manter todos os tratamentos que estavam prescritos anteriormente, nomeadamente as ortóteses plantares/palmilhas aplicadas, de forma a não comprometer a recuperação.
Em caso de aparecimento ou agravamento de patologias de base, marque uma consulta de Podologia. Mesmo à distância poderemos ajudá-lo.
Não faça pausa à sua Saúde!
Texto da autoria da Podologista Patrícia Gomes.