O seu carrinho está vazio!
Como melhorar a aparência das estrias
As estrias, geralmente, formam-se quando há um acelerado alongamento da pele, seja por crescimento rápido durante a puberdade, aumento de peso, gestação, próteses mamárias, entre outros. E tal como têm várias origens, também podem surgir em qualquer área do corpo, principalmente, nas regiões onde há excesso de gordura, como o abdómen, costas, coxas, braços e mamas. Tendo em conta estas características, será possível melhorar a aparência das estrias?
O que são as estrias?
As estrias são lesões que ocorrem por uma atrofia tegumentar e são adquiridas quando há o rompimento das fibras elásticas e colágenas, que são responsáveis por manter a firmeza e elasticidade da pele.
Um profissional da área consegue identificar o tipo de estrias através de suas características e definir a fase em que se encontram. Para isso, avalia a espessura, região do corpo e a cor (avermelhadas/ rosadas ou brancas).
Tipos de estrias:
Estrias vermelhas/rosadas: As estrias avermelhadas/rosadas são consideradas estrias adquiridas recentemente. Esta é a fase inflamatória e o momento mais indicado para procurar tratá-las, pois respondem melhor aos tratamentos e é mais fácil amenizar a aparência.
Estrias Brancas: Esta é a fase atrófica e são consideradas estrias adquiridas há mais tempo. Nesta fase a região perde colágeno e fibras, o que as torna mais difíceis de tratar.
Como melhorar a aparência das estrias
Depois de feita esta avaliação, será elaborado um protocolo personalizado. Além disso, há cuidados que podem ser realizados em casa, aliados ao protocolo aplicado pelo profissional, para assim acelerar o tratamento e obter melhores resultados.
Cremes hidratantes auxiliam em vários aspectos para manter uma pele bonita e saudável. Mais que a hidratação que deve sempre ser realizada, há cremes próprios para estrias. Os cremes com vitamina C, ácido retinoico e ácido glicólico ajudam muito neste processo, pois, além de dar mais suavidade, eles também auxiliam no alinhamento das fibras da pele.
Antes da aplicação de qualquer creme, pode ser feita a esfoliação da região. Dependendo da fase em que a estria se encontra, realizar a esfoliação pode dar mais suavidade à pele e também permitir uma melhor absorção dos princípios ativos. Na utilização de cremes é indicado que massageie a região até o produto ser completamente absorvido.
Para evitar o aparecimento das estrias:
- tenha uma rotina de exercícios.
- mantenha o peso;
- beba água, a hidratação de dentro para fora também é muito importante;
- consuma alimentos com vitaminas C e E, pois ajudam na manutenção do colágeno, preservando, assim, uma pele firme e saudável.
Nem todos os métodos funcionam em todos os casos. O mais indicado é procurar cuidados profissionais e seguir as orientações dadas. Assim, saberá o que é mais indicado para o seu caso.
Texto da Terapeuta de Spa Shayene Branco.
Foto por yanalya.