Postura: cuidados a ter no trabalho à secretária

Postura_corporal

Em que consiste uma boa postura?

Uma postura adequada pressupõe um correto alinhamento das articulações do nosso corpo, consistindo em posições corporais neutras e confortáveis, que diminuem o consumo de energia e a amplitude extrema de movimentos, reduzindo, desta forma, o risco de lesões.

Quais as consequências de uma má postura?

A longo prazo, uma má postura pode ter consequências negativas para o nosso sistema musculoesquelético, originando encurtamentos musculares, diminuição da mobilidade e desalinhamento das articulações.

Uma postura mantida de forma prolongada diminui o suporte nutritivo aos discos intervertebrais, aumentando a rigidez articular e a carga/stress na coluna vertebral. Além disso, contribui para um défice de oxigenação tecidular e, consequentemente, para o desenvolvimento de micro lesões do tecido muscular que, por sua vez, resultam em sensação de fadiga, desconforto ou dor.

Num posto de trabalho sentado, uma adequada correção postural previne inúmeras lesões, nomeadamente o surgimento de lombalgias, a lesão mais prevalente nesta posição. É importante ter em conta que não existem posturas absolutamente corretas, uma vez que, qualquer postura mantida por longos períodos de tempo se pode revelar prejudicial.

Trabalho sentado numa secretária, ao computador. O que posso melhorar na minha postura para evitar lesões?

A correção postural reduz o risco de desenvolvimento de lesões no posto de trabalho. Contudo, é importante complementar uma postura correta, realizando pausas e alongamentos entre tarefas, a fim de otimizar a circulação e reduzir o potencial de fadiga. Apresentamos algumas sugestões para o dia a dia em que se encontra sentado ao computador:

De que forma a Fisioterapia me pode ajudar a prevenir ou tratar lesões resultantes de uma má postura?

Para além de todos os cuidados acima mencionados, um trabalho de Reeducação Postural Global (RPG) e o Pilates clínico têm demonstrado bons resultados na correção de alterações posturais e queixas daí resultantes.

Através de posturas onde trabalhamos o alongamento muscular de forma ativa, ou exercícios terapêuticos que promovam o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, é possível tratar ou prevenir lesões, melhorando o desempenho do trabalhador no seu posto de trabalho.

Aposte na sua qualidade de vida, não há nada mais importante do que o nosso bem-estar para a realização das tarefas do quotidiano.

Marque a sua consulta connosco -> https://www.antoniogaspar.pt/marcar/

Bibliografia

Kumar, S. (1990). Cumulative load risk factor for low back pain. Spine, 15(12): 1311-1316.

Kumar, S. (1994). A conceptual model of overexertion, safety, and risk of injury in occupational settings. Hum Factors, 36(2):197-209.

Kumar, S. (2001). Theories of musculoskeletal injury causation. Ergonomics, 44(1): 17-47.

Vieira, E., & Kumar , S. (2004). Working postures: A literature Review. Journal of Occupational Rehabilitation.

Woo, H., White, P., & Lal, C. (2015). Ergonomics Standards and guidelines for computer workstation design and the impact on users health – a review. Ergonomics.