António Gaspar > Dia Mundial das Doenças Raras

Dia Mundial das Doenças Raras

A cada 28 de Fevereiro (ou 29, o dia mais raro, em anos bissextos), assinala-se o Dia Mundial da Doença Rara que procura sensibilizar doentes, cuidadores e familiares, profissionais de saúde, associações e políticas para a realidade que afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Deste grande conjunto de doenças, estão caracterizadas cerca de 6000 doenças raras num quadro de disfunções e sintomas que varia, não só, de doença para doença, mas também entre utentes que sofrem da mesma patologia. Há muitos sintomas que consideramos comuns, mas que podem esconder doenças raras que são mal diagnosticadas e, subsequentemente, atrasam o tratamento destas pessoas.

A criação deste dia procura sensibilizar para os problemas e desafios que as pessoas diagnosticadas com Doenças Raras enfrentam no seu dia-a-dia nomeadamente o acesso igualitário a diagnóstico, tratamento, cuidados de saúde e serviço social. Esta população sofre de problemas que condicionam a sua funcionalidade e qualidade de vida pela cronicidade, progressividade e ameaça da esperança média de vida que estas doenças condicionam.

O papel da Fisioterapia nas Doenças Raras

A Fisioterapia pode ser uma aliada na melhoria de qualidade de vida destes doentes na promoção e capacitação da funcionalidade bem como alívio de dor, quando presente. Em síndromes e doenças como a de Refsum, de Duchenne e a Mucopolissacaridose, a Fisioterapia tem uma ação nas suas várias áreas de intervenção, neurológica, musculoesquelética e até cardiorrespiratória.

Este ano, para assinalar a causa, pode juntar-se à terceira edição da caminhada Walk For Rare em Cascais!

Marque já a sua consulta na António Gaspar.